Risco de demência em idosos cai 25% em países desenvolvidos.

 

Matéria publicada no The New York Times e reproduzida na Folha de São Paulo.

O número de pessoas acima de 65 anos que sofrem de demência caiu 25% nas últimas duas décadas, segundo estudo realizado na Inglaterra e no País de Gales.

Para os pesquisadores, a redução deve atingir outros países desenvolvidos, confirmando a suspeita comum entre médicos de que pessoas mais saudáveis e com maior escolaridade têm risco menor de desenvolverem doenças mentais como o alzheimer.

Outro estudo, conduzido na Dinamarca, confirma a tendência. Idosos acima de 90 anos se saíram melhor em testes de habilidade mental aplicados em 2010 se comparados com exames similares realizados no ano 2000 em pessoas da mesma faixa etária à época.

As pesquisas, publicadas na revista científica “Lancet”, mostram queda de 8,3% para 6,2% no número de pessoas acometidas por demência e uma redução de 22% para 17% de pessoas acima dos 90 anos com habilidade mental comprometida.

Os pesquisadores afirmam que reduções similares podem ocorrer em países com melhoria da qualidade de vida, afetando positivamente a economia, as relações sociais e familiares.

Segundo especialistas em envelhecimento, além do nível educacional, o controle contínuo da pressão sanguínea e do colesterol reduz os riscos porque alguns tipos de demência são causados por pequenos derrames e lesões vasculares ao longo da vida.

Para Dallas Anderson, especialista em demência do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, as pesquisas foram “rigorosas e resultaram em fortes evidências” sobre a evolução das doenças na população. Ele diz esperar que a tendência também se comprove nos Estados Unidos.

“É uma ótima notícia”, afirma P. Murali Doraiswamy, autor de pesquisas sobre Alzheimer da Duke University . O especialista americano explica que os estudos desmentem a expectativa de que toda geração tenha um risco semelhante de desenvolver demência.

Leia a matéria na íntegra emhttp://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/07/1312379-risco-de-demencia-em-idosos-cai-25-em-paises-desenvolvidos-indicam-estudos.shtml

 

Não há comentários.

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.